Você sabe como divulgar empresa na internet aplicando Inbound Marketing?
Existem várias formas de como divulgar empresa na internet, mas quero hoje falar da metodologia que tem causado mais entusiasmo no mercado: o Inbound Marketing. Você tem ideia de como divulgar sua empresa na internet aplicando inbound marketing?
O Inbound Marketing é um termo que está em alta nas modinhas corporativas, mas não é de hoje que ouvimos falar em “marketing de permissão”, ou “marketing um a um”, com certeza você já deve ter ouvido sobre isso na faculdade. Eu não pretendo com esse artigo explicar o que é Inbound Marketing, mas sim como um empresário que não entende muito sobre esse tema pode aplicar a metodologia na sua empresa sem perder os cabelos que ainda tem ?
O grande segredo de como divulgar empresa na internet está na execução. De nada adianta conhecer a teoria e ter uma boa estratégia se você não tem braço para manter a operação. Bem, eu conheço algumas rotas que você pode escolher para chegar lá, eu mesma já experimentei todas essas abaixo, por isso compartilho as vantagens e desvantagens de cada caminho:
Rota 1: Como divulgar empresa na internet fazendo Inbound Marketing você mesmo
Se quiser fazer você mesmo o Inbound Marketing da sua empresa você pode, mas precisará estar disposto e ter tempo para aprender muito e fazer todas as ações. Um dos caminhos é contratar o Rd Station (ferramenta de automação de marketing) e junto uma consultoria da própria Resultados Digitais que ensina tudo que você tem que fazer.
Não é possível contratar somente o Rd Station sem a consultoria, a não ser via parceiro certificado, pois para usar a ferramenta é preciso dominar o método. Nesse modelo, você terá um investimento maior para ter as aulas e acompanhamento dos consultores, que literalmente irão te pegar pela mão e te conduzir passo-a-passo.
Contudo, você mesmo precisará pensar em estratégias de como divulgar empresa na internet, aprender as ferramentas e gerenciar todo o processo sozinho. A consultoria exige que você aprenda e faça as tarefas da semana para o projeto andar, ou seja, é preciso disciplina e disposição. Fazendo tudo certo e alcançando os resultados, certamente irá chegar a hora que você precisará de ajuda e mesmo tendo começado sozinho, precisará contratar mais um profissional.
Rota 2: Como divulgar empresa na internet contratando um profissional de marketing
Tenho visto vários profissionais que estão se capacitando para operar e implantar o Inbound Marketing. Você pode contratar alguém pra fazer esse caminho com você.
O grande problema aqui é que devido a demanda, os profissionais bons já estão comprometidos e são bem assediados pelo mercado. Aqui você corre alguns riscos como investir em um profissional cru e quando ele estiver com alta performance poderá te trocar por outra empresa, caso você não o retenha.
Outro risco é contratar um profissional que não seja tão bom assim e talvez você demore pra ver os resultados, pois ele terá um tempo de aprendizagem. Ou você pode garimpar um bom profissional já certificado, desde que esteja disposto a investir um valor maior na contratação.
Se decidir contratar um profissional dedicado, sugiro fazer um teste com o candidato (no mínimo de produção de conteúdo), pedir recomendações e certificações, que garantem que ele estudou a metodologia. Outra dica é verificar a afinidade do candidato com seu segmento, isso também dará mais agilidade no pensamento estratégico e ele te ajudará a decidir como divulgar empresa na internet.
Rota 3: Contratar uma Agência Inbound
O Inbound Marketing tem sido a salvação de muitas agências por oferecer uma receita recorrente e um trabalho mensurável, onde é possível comprovar o resultado. O problema que tenho visto atualmente é que todo mundo diz que faz Inbound Marketing, mas são poucas as agências com cases de sucesso e experiência no assunto.
Na hora de contratar uma Agência Inbound o primeiro ponto a ser analisado é se essa empresa tem cases de sucesso e se é certificada a trabalhar com a metodologia. Quem trabalha com RD Station sabe que a Resultados Digitais não credencia qualquer um como parceiro, então confirmar há quanto tempo a agência é parceira também indica alguma segurança, isso pode ser feito neste site.
Não escolha uma agência por vaidade, por ser uma agência grande ou por amizade. Escolha por resultado, por atendimento e preço justo. Isso vai fazer diferença lá na frente.
Tenho visto muitas “agências” que contratam estagiários para fazer o Inbound e se vendem como especialistas, inclusive falei sobre esses perigos neste meu artigo anterior. Uma forma de se precaver disso é conhecer o time da agência que você escolheu e avaliar as capacidades reais de cada um, ter proximidade com eles.
Uma agência de publicidade e de propaganda não é uma agência Inbound, então analise bem a expertise antes escolher para quem irá entregar a chave do seu negócio.
Outro problema comum entre as agências é que grande parte delas acabam não tendo um atendimento tão próximo do cliente e algumas vezes até caem na tentação de replicar a mesma estratégia de como divulgar empresa na internet para clientes diferentes, o que pode prejudicar a eficiência do projeto. Vale a pena conversar com clientes que já são atendidos e validar a expertise prometida.
ROTA 4: Contratar um Consultor de Marketing Digital
Com essa crise de desempregos no Brasil muita gente virou empreendedor ou consultor por falta de opção. O que falei acima sobre as agências cabe também aos consultores, é preciso saber contratar. Tem muitos profissionais bons que estão se capacitando cada vez mais e empreendendo fora do molde CLT.
O bom disso é que você pode cobrar por resultado e se não der certo pode rescindir mais fácil do que em um contrato CLT. Outro benefício é que você contrata um profissional com expertise por um preço menor e por tempo determinado.
A vantagem em relação às agências é que o consultor terá um atendimento mais próximo e personalizado, além de te ensinar o que sabe e como divulgar uma empresa na internet, coisa que as agências não fazem, então é uma forma de também subir o nível de conhecimento de todo o seu time de marketing, sem os forçar a fazer cursos.
Pelas experiências que tenho tido, posso afirmar também que, uma pessoa de fora agrega muito pois não tem um olhar “contaminado” sobre as situações, então essa motivação e novas perspectivas oxigena o time de marketing da sua empresa. Um bom consultor com certeza irá te orientar no melhor caminho e te ensinará como divulgar uma empresa na internet.
Trabalhe em Parceria
Em qualquer modelo de trabalho que escolher, você precisará cooperar, afinal é você o especialista em seu segmento. Em um projeto de Inbound Marketing, tanto a empresa quanto o marketing são responsáveis pelos resultados. O time de vendas também precisa cooperar fornecendo as informações e trabalhando alinhado com o marketing, pois são os vendedores que estão em contato com o cliente e podem validar a assertividade das ações.
No caso de contratar agências, nada de assinar o contrato e esperar os resultados virem de lá. Você precisa acompanhar as ações e fornecer ideias sobre seu negócio e sobre assuntos que seus clientes gostam. Isso não é feito uma única vez, é uma atualização contínua.
No modelo de consultoria, vale a pena deixar claro ao seu time que o consultor não irá tomar o emprego deles e sim ajudar a manter, ensinando tudo o que sabe. Ou seja, é uma oportunidade de crescimento e destaque para quem comprar a ideia. É nítido ver como a autoestima dos envolvidos sobem quando conseguem levar seus departamentos a um nível maior de qualidade e novidade.
Contrate quem quiser, mas saiba cobrar os resultados
Quando eu fiz a graduação em Relações Públicas, há mais de 10 anos, fui obrigada a aprender fotografar, escrever, diagramar, fazer layout, organizar evento e executar todas as estratégias de comunicação. Eu não trabalho diretamente com tudo isso hoje, mas eu aprendi a fazer tudo para saber cobrar. O que quero dizer é que, se você quer contratar profissionais para fazer Inbound Marketing para você, aprenda que métricas deve cobrar e do que se trata a metodologia. Mesmo que você esteja totalmente perdido, com dúvidas se isso vai dar certo ou não para sua empresa, se tem algo que um empresário precisa dominar é o entendimento dos número$.
A dica de ouro aqui é o famoso ROI, se as ações estão te ajudando a vender mais e alcançar os objetivos que você precisa é porque está indo no caminho certo! Se já passa de 3 meses de projeto e não há sinais de resultado, é necessária uma reunião urgente com reavaliação das rotas e ações, não espere o contrato acabar para tomar ações corretivas.
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? Ufa..é isso! Meu artigo te ajudou? Ficou alguma dúvida?
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Ps: Se precisar de ajuda com o Inbound Marketing na sua empresa, considere bater um papo comigo, é só me chamar ?
Gleicy Laranjeira é uma mãe dedicada, esposa amorosa e especialista em marketing digital com mais de 20 anos de experiência, especialmente em B2B. Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing, ela se destaca no Inbound Marketing, sendo agência parceira da RD Station há 9 anos.