Como fizemos chover clientes para a agência ICOMP

Imagine começar um projeto de inbound marketing do zero e algum tempo depois dominar as principais palavras-chaves do segmento, assumir a liderança e nem precisar mais fazer anúncios para gerar leads? Foi o que fizemos neste projeto para a Agência ICOMP que começou há 3 anos e desde então só vem crescendo.

Hoje a agência  ICOMP já não depende mais de indicações para fechar negócios, o tráfego orgânico sustenta a geração de demanda e a a automação de marketing mantém a nutrição desde o captação do lead até o follow up de propostas.

Além disso, o gestor Dhiego Bicudo se tornou uma das maiores autoridades em marketing musical do Brasil. 

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Quer saber como conseguimos resultados como esses? Leia toda a história abaixo. 

Sobre a Agência ICOMP

 

A Agência ICOMP é uma agência de marketing musical e divulgação para cantores, duplas e bandas do Brasil. Localizada em Londrina-Pr e atuante há mais de 10 anos nesse segmento, tem em seu portfolio grandes estrelas como Ivete Sangalo, Zezé de Camargo e Luciano, Luan Santana, Michel Teló, Joelma e muitos outros de todos os portes e estilos. Possui uma equipe de 18 profissionais que trabalham de forma especializada na música.

O Desafio

 

Iniciamos esse projeto em fevereiro de 2017, ou seja, já chegamos a mais de 3 anos no crescimento com inbound marketing.

Quando visitei a Agência ICOMP pela primeira vez logo percebi o grande potencial para  Inbound Marketing. Com serviços excelentes e um ticket alto, a venda não é tão fácil quando se trata de um segmento muito fechado, onde impera o relacionamento e indicação.


Outra dificuldade é que o persona da Agência ICOMP só procurava a agência quando já havia gastado toda sua verba na produção da música e com pouco orçamento para marketing ficava muito difícil fazer uma boa divulgação no Brasil inteiro.


Nesse sentido, mais do que gerar leads foi preciso fazer um trabalho de educação e presença digital para que a agência fosse lembrada no momento certo da jornada dos cantores.


A vantagem da Agência ICOMP é que o gestor Dhiego Bicudo possui uma vasta experiência, desenvoltura e conhecimento no assunto para ajudar seus futuros clientes a compreender o processo de divulgação musical.


Outra vantagem é que nesse segmento nenhum concorrente investia em Inbound Marketing, o que nos deu a oportunidade de sair na frente e diferenciar a agência com a construção de uma autoridade no assunto. Hoje, dominamos as principais palavras-chaves do setor no rankeamento orgânico do Google.

As Peculiaridades do Projeto

 

Por ser a única agência musical a fazer Inbound Marketing, nós não tínhamos parâmetros de comparação, então fizemos o planejamento com base nos melhores resultados da Agência ICOMP.


Todos os concorrentes da Agência ICOMP possuíam um tráfego maior em seus sites, ou seja, mais visitas. Porém o tráfego dos concorrentes não era qualificado, pois todas as palavras-chaves que puxavam acesso para os concorrentes eram de conteúdos genéricos, de fãs dos artistas ou nada relacionados com o segmento.

Outra peculiaridade desse segmento é que realmente os personas não procuram diretamente pelo serviço, pois nem sabem que precisam disso.


Sendo assim, identificamos que precisaríamos dar um passo atrás na jornada dos cantores, produzindo conteúdos de educação que ajudassem os cantores, duplas e bandas a como começar a divulgação do zero.

Isso resultou em bons conteúdos de topo de funil que ajudou tanto a evangelizar o mercado quanto a melhorar as posições no Google e a qualidade do tráfego no site. Afinal nós não queríamos fãs acessando o site e sim cantores, duplas e bandas que precisam do serviço de divulgação.


Além disso, um grande desafio também foi a mudança do mindset e cultura organizacional. Por estar no mercado há 16 anos e lidar diretamente com um público ávido por audiência, views e curtidas, esse pensamento foi aos poucos substituído pelo pensamento de resultados, passando por mudanças na política comercial e no posicionamento junto aos clientes.

A Solução

 

O ponto crucial para o sucesso do projeto foi entender bem os personas. Fizemos pesquisas diretamente com os clientes e perguntamos aos visitantes do site como poderíamos ajudar. Percebemos também que Dhiego Bicudo sempre tinha uma receita de sucesso já validada sobre o passo a passo de divulgação, mas era difícil dos personas entenderem porque eles precisavam de algo mais didático e visual.


O primeiro material de geração de leads que nasceu foi a Trilha do Cantor de Sucesso, que que é um compilado de todos os conselhos que o Dhiego Bicudo ensina aos seus artistas.


Esse material fez muito sucesso e foi aprovado pelos artistas, porque além de didático e divertido resume o que eles precisam fazer. Teve muito artista fez do material um quadro para decorar seus escritórios!  Além disso, o material tem muita força como ferramenta de vendas e relacionamento.


 

Pode parecer um material simples do ponto de vista de marketing, mas o resultado foi incrível. Com o conteúdo e distribuição certeira já foi suficiente para atingir os resultados que precisávamos. A taxa de conversão desse material está em 26,12 %, quando a referência é de 15% para esse tipo de conteúdo.

 

métricas trilha do cantor da agência icomp

 

Para promover essa landing page rodamos uma campanha bem específica no Google Adwords, que conseguiu trazer leads bem qualificados para a Agência ICOMP.

A campanha roda com uma taxa de clique em 9% quando a referência é de 2,5% e um custo por clique em R$0,66. Assim, conseguimos reduzir o valor de investimento em anúncios para apenas R$300 por mês. 


Chuva de Leads com Copywritter nos E-mails

 

Outra estratégia que faz muito sucesso nesse projeto é o relacionamento por e-mail. Depois de captar os e-mails dos leads nós fazemos uma boa nutrição, enviando conteúdos por e-mail que ensinem os leads como deve ser feita uma divulgação.


É muito comum chegarmos a taxas altas de abertura,  acima de 30% e de clique acima de 5%, pois estamos distribuindo um conhecimento que só a Agência ICOMP tem e que ninguém mais está explicando aos artistas. 

A cada campanha enviada é gerado no mínimo 10 oportunidades de negócio, ou seja, pelo menos 10 pessoas retornam pedindo orçamento.

Como fazemos isso? Com técnicas de copywritter, ou seja, textos altamente persuasivos.

Todo o projeto é executado com uso do RD Station, software que nos permitiu mensurar resultados, criar landingpages, enviar e-mail marketing, etc.

Os Resultados

Conseguimos alcançar o número de visitantes proposto no planejamento e posicionar o site para palavras-chaves que atraem visitantes qualificados, ou seja, cantores, duplas e bandas que precisam melhorar sua divulgação.

Abaixo, coloco alguns exemplos das posições que alcançamos com a produção de conteúdo no Camarim, que é o blog da ICOMP. 

     

Com isso, o tráfego do site além de qualificado foi ganhando escala ao longo do tempo e hoje cresce progressivamente. O projeto começou em fevereiro/2017 e desde então fomos trabalhando todos os canais de aquisição de clientes.  

Métricas de visitas site agência ICOMP

Hoje estamos com aproximadamente 6 mil visitantes únicos no site o que é expressivo para o setor, um vez que o mercado de cantores no Brasil não é tão volumoso. Até hoje foram gerados 9757 leads qualificados, que compõe uma lista aquecida de cantores, duplas, bandas, compositores e divulgadores com os quais vamos trabalhando pela automação de marketing.

Mais do que os resultados em números, a Agência ICOMP também ganhou autoridade no setor para fechar contas maiores, ser lembrada pelos cantores antes deles investirem incorretamente na divulgação e ganhou força nas indicações. Além disso, o gestor Dhiego Bicudo também ganhou visibilidade e autoridade para ser convidado para as resenhas artísticas e palestras gerando leads também nos eventos offline.

A satisfação do cliente foi tão bacana, que estivemos juntos duas vezes no RD SUMMIT,  aprimorando ainda mais esse mergulho da Agência ICOMP no Inbound Marketing.


Avaliação do Cliente

" Muita gratidão ao empenho, planejamento e estratégias práticas ao iniciar e conduzir o Inbound Marketing na minha agência. Com a Gleicy e equipe, nosso modelo comercial foi reestruturado e nosso posicionamento lidera o setor com folga. Como costumo dizer: chuva de leads! "
Dhiego Bicudo
CEO - Agência ICOMP

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Gleicy Laranjeira

Gleicy Laranjeira

Consultora Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

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Sou consultora de marketing digital em Londrina, e ajudo empresas a venderem mais oferecendo serviços de consultoria, operação e treinamento em marketing digital, com foco no Inbound Marketing.

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