A Empresa Angie Oral Care
A Angie Oral Care é uma empresa que fabrica produtos inovadores voltados a saúde bucal infantil. Sediada em Londrina-Pr, pertence a Indústria Angelus, gigante do setor odontológico.
O Desafio e Modelo de Trabalho com a Angie Oral Care
Mais do que contratar uma agência para terceirizar o marketing digital e alavancar as vendas, a Angie Oral Care me procurou para uma consultoria onde o principal objetivo é alavancar o marketing digital, porém usando os recursos internos e conduzindo a equipe a evoluir em conhecimento. Foi por isso, que decidimos implantar um modelo híbrido de atuação, onde eu faço a parte estratégica e orientação da equipe para executarem e aprenderem a fazer o operacional. Assim vamos estruturando o departamento de marketing da empresa.
A Angie é uma indústria, isso significa que há duas necessidades de comunicação: a primeira é gerar oportunidades B2B, ou seja, atrair lojistas e revendedores para compra de produtos no atacado. A segunda necessidade é aproximar relacionamento com o público B2C, ou seja, gerar demanda de consumidores que conheçam o produto e assim possam procurar por eles nos pontos de vendas. E aqui começa mais um desafio, todo o trabalho tem que ser feito de forma duplicada, ou seja, uma estratégia para B2B e outra para B2C.
Primeiras ações de Marketing Digital da Angie Oral Care
Bem, como esse projeto ainda está em andamento não posso revelar todas as ações e resultados. Contudo, já posso compartilhar um primeiro grande resultado alcançado, com pouco tempo e mínimos recursos, mas muita criatividade.
Toda empresa tem muitas oportunidades escondidas, só é preciso ter um olhar mais aguçado para encontrá-las. Ao iniciar o trabalho, descobri que havia uma lista de contatos de uma feira do setor de brinquedos, no qual a Angie foi expositora. Puro Ouro! Por quê? Era uma lista super validada porque vinha das inscrições do evento B2B e os leads eram exatamente o perfil de persona que gostaríamos de atingir (lojistas de brinquedos). O desafio era conseguir aquecer, uma vez que nunca havíamos conversado com essas pessoas (ou havíamos?)
A Estratégia
Foi então que decidimos contratar o RD Station para enviar e-mails para essa lista, mas com que abordagem? Um exercício de criatividade: Se você já foi em evento vai concordar comigo que conversou com várias pessoas, passou em vários estandes e não lembra ao certo de quem era cada cartão.
Foi por isso, que escrevi um e-mail recheado de gatilhos mentais e muito forte em segmentação, usando as informações do banco de dados e juntando com a oportunidade de um post de celebridade que viralizou sobre o produto da Angie. Além disso, adicionei as dores do persona e um tom muito humano e pessoal na mensagem, que parecia ter sido escrita unicamente para cada destinatário. O e-mail ficou assim 👇
O que é importante ressaltar é que todas as informações contidas no e-mail são verdadeiras e comprovadas pelos clientes da Angie. A copy, ou seja, o texto persuasivo desse e-mail foi criado com base em informações extraídas do persona e do time de vendas da Angie Oral Care. Olha só o que um dos novos clientes respondeu 👇
Resultados
Além dos resultados incríveis de taxa de abertura, cliques e chamadas no link do whatsapp ainda tivemos mais de 200 respostas por e-mail de pessoas fazendo pedido ou querendo conhecer o produto.
Funil de Vendas de 1 Única Campanha
Ao final do período, o funil de vendas dessa ação ficou assim:
Além das vendas mapeadas no primeiro contato, essa campanha também abriu oportunidade de negociação com 7 grandes players como HiHappy, Carrefour, PlayCenter, Ricardo Eletro, Panvel e Grupo Muffato.
Lembrando que não precisamos pagar para gerar os leads pois já tínhamos essa base bem qualificada e a mesma estava totalmente fria, ou seja, não conheciam a marca, o produto nem tampouco tínhamos relacionamento com ela. Foi por isso que, pulamos a etapa de geração de leads para ir direto ao relacionamento com eles e vendas.
Avaliação do Cliente
Esta foi apenas a primeira ação que trabalhamos para Angie Oral Care, e veja o que o meu cliente Pedro Madi disse sobre esse trabalho:
“Estou empolgado com o trabalho, não imaginava que teríamos um resultado bacana desse em tão pouco tempo. Também estou aprendendo bastante sobre a gestão do marketing digital com a orientação da Gleicy.
Pedro Madi Alcântara
Marketing Angie Oral Care
Você também precisa de ações e resultados diferentes na sua empresa?
Eu costumo dizer que não existe receita de bolo: o que funciona para um negócio não funciona para outro. Por isso, é preciso um bom diagnóstico, planejamento e pessoas com criatividade e disposição para fazer acontecer. Fique à vontade para me pedir um orçamento sem compromisso
Gleicy Laranjeira é uma mãe dedicada, esposa amorosa e especialista em marketing digital com mais de 20 anos de experiência, especialmente em B2B. Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing, ela se destaca no Inbound Marketing, sendo agência parceira da RD Station há 9 anos.