Conteúdo B2B: Como criar conteúdos técnicos?

Se você tem um negócio B2B, sabe o quanto é importante produzir conteúdo B2B para transformar todo o conhecimento técnico que sua empresa tem em uma linguagem acessível e comercial. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, eu, que sou consultora especialista em marketing B2B, vou compartilhar algumas dicas que uso no meu dia a dia.

Está com preguiça de ler? Assista esse conteúdo aqui: 

Tenha um profissional técnico à disposição para validar o conteúdo B2B na equipe

Mesmo que você tenha um redator ou consultor especialista, é importante ter um profissional técnico dentro da empresa que possa passar informações técnicas sobre o assunto e fazer um briefing para não haver erros no conteúdo.

Use áudios no WhatsApp

Uma estratégia que utilizo muito é receber informações técnicas em áudio no WhatsApp e convertê-las em conteúdo. Além disso, o técnico pode enviar referências como links, PDFs, imagens e vídeos para endossar e ilustrar o conteúdo.

Faça revisão técnica antes de publicar

É importante que o técnico faça a revisão do conteúdo antes de publicá-lo. Dessa forma, é possível garantir que está tudo correto e fazer as alterações necessárias.Isso vale para o texto e também para as imagens ilustrativas. Já vi acontecer do marketing escolher imagens em bancos de fotos que não tem relação com o conteúdo ou que é um equipamento incorreto, uma verdadeira gafe para quem tem conhecimento técnico dos equipamentos. 

Assine o conteúdo B2B com a autoridade no assunto

Sugiro que o  conteúdo seja assinado pelo especialista que forneceu as informações, ele também deve ser responsável por responder às dúvidas dos clientes sobre aquele conteúdo. 

Use uma linguagem acessível

É importante utilizar uma linguagem que seja compreensível para o público-alvo, sem usar termos técnicos que possam não ser entendidos. É sempre uma linha tênue entre o termo técnico e o termo popular. Não adianta usar um termo técnico que as pessoas não entendem ou não buscam na internet, isso vai fazer com que o conteúdo não seja encontrado. O ideal é buscar um equilíbrio, otimizando a palavra-chave popular, mas explicando qual é o termo científico correto. 

Otimize o conteúdo B2B

É importante otimizar o conteúdo com palavras-chave relevantes para o negócio para que ele possa ser encontrado pelos clientes em potencial quando fizerem pesquisas nos buscadores. Não adianta ter um conteúdo perfeito que ninguém vai encontrar, então capriche no SEO e saia na frente dos concorrentes. 

Invista em Marketing B2B 

Essas são algumas dicas que utilizo para criar conteúdo técnico para negócios B2B. Produzir esse tipo de conteúdo pode ser um trabalho árduo, mas é essencial para posicionar sua empresa como uma autoridade no assunto e conquistar mais clientes em potencial. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar conteúdo técnico, deixe um comentário abaixo que terei prazer em ajudá-lo. 

E se você tem o desafio de produzir conteúdo B2B, mas não consegue por tudo isso em prática, me peça um orçamento sem compromisso que essa é a minha especialidade. 

Gleicy Laranjeira

Gleicy Laranjeira

Consultora Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Sou consultora de marketing digital em Londrina, e ajudo empresas a venderem mais oferecendo serviços de consultoria, operação e treinamento em marketing digital, com foco no Inbound Marketing.

CERTIFICAÇÕES

ENTRE EM CONTATO

  • (43) 9 9976-0989
  • contato@glelaranjeira.com.br

SIGA NAS REDES

© 2020 Gleicy Laranjeira – Marketing Digital em Londrina – Inbound Marketing