Muitos empresários tem a dificuldade de saber se os conteúdos publicados em seu blog corporativo realmente é bom, por isso hoje vou dar algumas dicas sobre gestão de conteúdo digital.
Em meu último post eu expliquei que para ganhar posições no Google é preciso produzir conteúdos. Mas não adianta produzir conteúdo para ganhar posições no Google se eles não geram vendas.
Produzir conteúdo hoje já não é mais um diferencial e sim o mínimo a ser feito em marketing digital. Tem muita empresa produzindo conteúdo digital, mas poucas realmente conseguem ajudar seus clientes e se tornar relevante para eles.
Por isso, um conteúdo de excelência precisa atender os seguintes critérios:
1) Surpreendente
2) Bem produzido
3) Gera valor real
4) É compartilhável
Quem vai dizer se o seu conteúdo digital atende os critérios acima é o seu cliente, por isso analise sempre as reações e avaliações deles em relação ao seu conteúdo digital.
É simples, mas não é fácil. Sua gestão de conteúdo digital precisa buscar ser interessante para seus clientes e gerar vendas para você. Só conseguimos fazer isso conhecendo muito bem quem queremos atrair.
Conheça a fundo seu potencial cliente
Dessa forma, para produzir conteúdos certeiros é preciso entender bem o comportamento do consumidor no mercado que se pretende atuar. Por isso, eu uso a estratégia de definir personas, que são personagens com características e comportamentos do tipo de cliente ideal que se pretende atrair.
Quanto mais detalhes termos sobre esse cliente ideal, mais acertaremos nos conteúdos. Por isso, vale a pena investir em pesquisas, enquetes, conversas com o time de vendas e conversas com os seus atuais clientes. Descubra de que forma você pode ajudá-los para então pensar nos conteúdos.
Defina a ísca certa para o tipo de cliente que deseja atrair
Uma analogia que usamos para explicar essa lógica é que para pescar bastante peixes você usa uma rede e aí vem muitos peixes pequenos. Porém, se você precisa pescar peixes mais raros terá que investir em uma pesca submarina, ou seja, mergulhar e usar arpão. Para cada tipo de “peixe” é necessário a ísca e estratégia certa.
Se quiser leads mais qualificados precisará abrir mão do volume
O que eu quero explicar com isso é que se o seu cliente tem um perfil específico, você precisará pensar em conteúdos mais profundos e técnicos e abrir mão do volume de leads, buscando menor quantidade porém mais qualificados.
Isso requer mais investimento e paciência, porém você poupa o tempo do seu time de vendas para que invista energia somente naqueles leads que tem potencial para serem seus clientes.
Gestão de Conteúdo Digital: O melhor conteúdo é o que o seu cliente precisa
Um dos paradigmas que precisa ser quebrado é que não é o conteúdo que eu acho melhor ou que a empresa domina que será produzido, mas sim o conteúdo que o seu potencial cliente quer consumir. É por isso também que a minha missão como consultora de marketing não é deixar os meus clientes satisfeitos, mas sim os clientes dos meus clientes felizes. Isso faz sentido para você?
Se você precisa de uma ajuda com a sua gestão de conteúdo digital, entre em contato comigo para falarmos ?
Gleicy Laranjeira é uma mãe dedicada, esposa amorosa e especialista em marketing digital com mais de 20 anos de experiência, especialmente em B2B. Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing, ela se destaca no Inbound Marketing, sendo agência parceira da RD Station há 9 anos.