Inbound Marketing B2B funciona ou é perda de dinheiro?

O que é o inbound marketing B2B?

Inbound Marketing B2B é uma estratégia de marketing digital que visa atrair potenciais clientes corporativos. Funciona porque, ao vender um serviço, produto ou equipamento para empresas, normalmente envolve valores altos e uma venda complexa. Pode envolver mais de um decisor na compra e até mesmo outros influenciadores de decisão em uma mesma negociação. 

Características do marketing B2B 

Normalmente a jornada de compra é longa, e o lead demora a tomar decisão de fechar negócio. E o que é feito enquanto ele pensa naquele orçamento? Nada. O vendedor tem que lembrar de fazer o follow up de tempos em tempos, o que dá margem para o lead esquecer da sua marca e fechar com o concorrente. 

Além disso, há diversas etapas no fechamento da venda, o que torna difícil conseguir o contato do tomador de decisão. Também pode haver desconhecimento da solução, o que dificulta a publicidade do produto ou serviço.

Inbound Marketing funciona para vendas B2B? 

O Inbound Marketing é uma estratégia que funciona para empresas B2B por alguns motivos. 

Conteúdo gera confiança 

É possível trazer mais confiança e credibilidade para a marca por meio de conteúdo educativo. Isso é importante porque quem ensina tem autoridade e credibilidade, o que ajuda a fechar grandes negócios. 

Gera leads qualificados e interessados em falar com vendas 

Outro ponto positivo é que é possível gerar leads qualificados a partir de materiais usados como isca digital. Isso é mais fácil do que tentar entender quem é o tomador de decisão e quem está procurando a solução, ligando para uma lista fria, por exemplo. 

Relacionamento contínuo através de campanhas automáticas 

Também é possível se relacionar com esses potenciais clientes durante o período em que eles estão pensando na decisão de compra. Dessa forma, eles amadurecem a decisão até estarem prontos para comprar. Além disso, é uma estratégia que ajuda o time comercial a ganhar tempo e performance, pois já entram em contato com leads que têm perfil para ser cliente e interesse em comprar o produto ou serviço.

O que esperar do Inbound Marketing B2B? 

O Inbound Marketing é uma estratégia de médio a longo prazo e não é a mais barata, mas é a que mais dá resultados para empresas B2B.

Trabalho com isso há mais de sete anos e vou deixar uma playlist com cases de sucesso e exemplos práticos de Inbound Marketing para que você possa ver como funciona.

Se tiver dúvidas, deixe um comentário que responderei gratuitamente. 

Se precisar trabalhar o Inbound Marketing em seu negócio B2B, solicite um orçamento, pois essa é minha especialidade.

Obrigada pela sua atenção até aqui. Clique aqui para acessar meu modelo de relatório de marketing 

Gleicy Laranjeira

Gleicy Laranjeira

Consultora Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

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Sou consultora de marketing digital em Londrina, e ajudo empresas a venderem mais oferecendo serviços de consultoria, operação e treinamento em marketing digital, com foco no Inbound Marketing.

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