Você fica se matando para fazer um relatório de marketing quando seu chefe ou cliente pede? Não precisa ser desse jeito, é bem mais simples do que você pensa fazer um bom relatório de marketing digital. Neste conteúdo tem dicas práticas e macetes pra você fazer um relatório de marketing mais rápido e assertivo.
Está com preguiça de ler? Então assista esse conteúdo aqui:
Faça um relatório simples e objetivo
E para começar, eu quero te dizer que um relatório de marketing não precisa ser complexo, extenso e cheio de números. Eu mesmo já cansei de passar dias montando um relatório de marketing para o cliente, para depois o cliente simplesmente não ler ou ler e não entender nada e me ligar para falar: "Você pode vir apresentar esse relatório para mim?", principalmente porque eu fiz um relatório de marketing muito complexo, com dados operacionais, com dados que não precisava, com coisas que eles não gostariam de saber, e no final, o que eles queriam saber não tinha informação no meu relatório de marketing de 10 páginas.
O leitor do relatório define o nível que ele deve ser construído
Bom, a primeira coisa que você precisa entender é o nível hierárquico deste relatório. Para quem você está mandando esse relatório de marketing? Normalmente, quem recebe o relatório de marketing é a diretoria ou é um cliente que contrata uma agência.
Se o relatório é para a diretoria ou gerência, o relatório requer informações do nível estratégico, pois eles querem saber o que está dando certo, quais são as vendas, as cidades, para que eles possam tomar decisões também de nível estratégico. Então, não faz sentido você ficar colocando lá qual é a quantidade de posts, qual foi o post que mais performou, e muitos detalhes operacionais, ou detalhes técnicos.
Muitas vezes, somente as informações estratégicas, como quais canais que estão dando melhor resultado para justificar os investimentos em cada um. Um comparativo com números anteriores e gráficos que mostram como foram do ponto A para o ponto B, para que essa diretoria possa perceber que o trabalho está tendo uma curva de crescimento legal. Então, você não precisa entrar muito no detalhe operacional, nem perder muito tempo com isso.
Faça um briefing antes de construir seu relatório de marketing
A dica crucial que eu quero te dar hoje que vai facilitar muito na hora de fazer o relatório é perguntar para a pessoa que pediu o relatório quais informações ela deseja ou respostas que precisa ter.
Esse é o melhor ponto de partida, porque se você perguntar antes, você já consegue coletar as informações, entender mais ou menos o que ela está precisando, e aí você pode montar um relatório com as informações que ela pediu e inserir neste relatório alguns insights que você teve a partir da sua análise para complementar esse relatório.
Então, você não precisa se estender muito na leitura.
Como finalizar o relatório de marketing
E como você fecha esse relatório? Analisa os dados e menciona no relatório os pontos que você destacou como os mais interessantes. Aponte os melhores resultados ou aquilo que está ruim e que precisa ser melhorado. Traga os problemas e junto as opções de soluções. Traga o que você sugere que seja feito nos próximos momentos com base nas informações que coletou.
Relatórios de Marketing gerados por Ferramentas
Se você não quiser fazer esse relatório manualmente, tem várias ferramentas que geram dados automaticamente, mas elas não trazem a análise. Eu sei que a tecnologia avançou muito, mas a experiência que tive montando esse tipo de relatório com ferramentas é que a diretoria quer uma algo mais "mastigado". Eles não querem ver todos os detalhes dos posts ou todas as métricas, pois geralmente esperam que o profissional de marketing apresente a informação de forma clara e objetiva, com sugestões.
Esse é o caminho para o sucesso de um relatório de marketing digital. Principalmente no final do ano ou de um projeto.
Modelo de Relatório de Marketing
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Gleicy Laranjeira é uma mãe dedicada, esposa amorosa e especialista em marketing digital com mais de 20 anos de experiência, especialmente em B2B. Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing, ela se destaca no Inbound Marketing, sendo agência parceira da RD Station há 9 anos.