Como contratar Marketing Digital? Escolho agência, consultor, freelancer ou profissional CLT?

Na hora de contratar marketing digital escolha o melhor modelo para sua empresa

 

Quando se trata de contratar marketing digital aparecem diversas ofertas de fornecedores em modelos de atuação diferenciados, por isso é importante discernir bem o que funciona melhor para sua empresa.

Nosso admirado Steve Jobs dizia uma frase assim “Concentre-se no que você é bom, delegue todo o resto”. Mas delegar pra quem?

Cada empresa tem uma necessidade, objetivo e uma capacidade diferente de investimento. Por isso, para responder essa pergunta, primeiro é preciso olhar para dentro da casa e ver quais são suas capacidades e principalmente as demandas.

Eu já trabalhei em diversas agências de publicidade em Londrina, com muitos tipos de clientes e garanto que cada empresa tem uma necessidade diferente.

Tem empresário que deixa todos os trabalhos sob responsabilidade das agências de marketing, tem empresário que divide entre equipe interna e agência e até empresários que cresceram tanto que decidiram se aventurar abrindo uma agência interna! Mas se você ainda não sabe como resolver a questão de contratar ou não agencias, esse post pode te ajudar. Abaixo vou explanar os prós e contras de cada tipo de contratação de marketing digital.

Contratar um Profissional de Marketing Digital em modelo CLT 

Que os profissionais de marketing são essenciais para uma boa performance, não há dúvidas. A vantagem dessa contratação é que você tem alguém para pensar estrategicamente, executar ações de maneira global e até desenvolver uma equipe.

Muitos trabalhos exigem um acompanhamento presencial e diário, coisa que é mais difícil para uma agência. Por exemplo: Ficar atento às necessidade da equipe de vendas, dificuldades de comunicação interna e solicitações dos sócios.

Esse profissional além de zelar pela imagem da empresa, ainda precisa conciliar todos os interesses e garantir que tudo seja executado com maestria nas diversas peças de comunicação.

A desvantagem é que você não conseguirá contratar tudo em um só profissional, por isso o time vai precisar crescer e o investimento em folha de pagamento também. Você pode acabar virando uma agência e saindo da sua área de conhecimento.

Estruturando uma agência interna de marketing digital (In House)

Tem empresas com demandas tão volumosas de marketing que realmente precisam de um time dedicado quando pensam sobre contratar marketing digital. Devido a necessidade da agilidade em coleta de dados e entregas, essa modalidade acelera as entregas, pois não é necessário depender do atendimento e prazo de uma agência. Isso te dá uma autonomia, principalmente para criar o que quiser sem se preocupar em estourar o orçamento, pois sua equipe estará à disposição.

A desvantagem é ter que gerenciar os recursos humanos, conseguir contratar bons designers, redores e analistas e não deixar que a criação caia na rotina, sempre produzindo os mesmos materiais.

Nesse caso você precisará investir em atualização e capacitação contínua da equipe para manter a qualidade e agilidade do trabalho, ou seja, o time vai crescendo e o investimento também.

Modelo Mix: Profissional Interno + Agência de Marketing Digital

Um dos modelos que dão um resultado bem equilibrado é ter um ou mais profissionais dedicados ao marketing e terceirizar os trabalhamos mais complexos ou pontuais. Por exemplo, você pode ter um gerente de marketing e um assistente que irão controlar as entregas da agência, passar briefing e fazer atividades operacionais básicas. E os trabalhos que exigem maior competência técnica como design, criação e planejamento você terceiriza com fornecedores.

Contratar Marketing Digital com Freelancers

Algumas empresas menores optam por contratar marketing digital procurando por freelancers. A vantagem é o preço baixo e variedade, além de não existir nenhum tipo de vínculo empregatício. O fator que complica é encontrar freelancers capacitados e comprometidos que entreguem um trabalho de qualidade e no prazo que você precisa.

Quem nunca passou pela experiência de contratar um “cara barateiro” que some no meio do trabalho e te deixa na mão ou que não sabe fazer o que você precisa? E tem também a questão dos impostos. Normalmente essa modalidade não recolhe devidamente os impostos e não emite nota fiscal, o que além de não te dar garantias acaba sendo ilegal.

Contratar Marketing Digital com Agência

Se você não tem tempo para gerenciar uma equipe de profissionais mas precisa dessa variedade de especialidades em um prazo hábil, pode contratar uma agência de marketing digital. Uma das vantagens, é ter vários profissionais capacitados e atualizados com as tendências desenvolvendo trabalhos paralelos.

A desvantagem de contratar agência de marketing digital, é o fato dela não estar dentro da sua empresa e por isso não vivenciar as dores do seu público, além de não compartilhar o conhecimento com sua equipe, muitas vezes por medo do empresário fazer os jobs por conta própria.

Infelizmente nesse mercado de agência de publicidade em Londrina, há muitas que se atropelam na disputa por clientes, por isso, ao pensar em trocar de agência de publicidade, escolha uma que além de ter qualidade no trabalho e atendimento, tenha um comportamento ético e amistoso com as agências concorrentes.

Talvez uma outra dificuldade em contratar agência de publicidade em Londrina, seja os valores mais caros do que freelancers e consultores por exemplo.

Contratar Marketing Digital usando várias agências 

Outra modalidade de trabalho que você pode pensar é em segmentar seus jobs por especialidades das agências. Por exemplo, deixar uma agência digital cuidar do site e hospedagem, uma consultoria especializada só pro inbound marketing, uma agência de publicidade para campanhas offline, etc. É uma forma de tornar sua empresa especialista em cada área.

Os contras dessa opção é a dificuldade de relacionamento entre os fornecedores, pois cada agência precisa ter um relacionamento bom uma com a outra e respeitar suas especialidades, além de trabalhar em sintonia. Outro cuidado a ser tomado é que todas busquem os mesmos objetivos propostos no plano de marketing da empresa. Isso pode ser um pouco difícil, mas não é impossível.

Contratar Consultor de Marketing Digital

Com essa crise de desempregos no Brasil muita gente virou empreendedor ou consultor por falta de opção. É preciso saber escolher um bom consultor de marketing digital. Tem muitos profissionais bons que estão se capacitando cada vez mais e empreendendo fora do molde CLT. O bom disso é que você pode cobrar por resultado e se não der certo pode rescindir mais fácil do que em um contrato CLT. Outro benefício é que você contrata um profissional com expertise por um preço menor e por tempo determinado.

A vantagem em relação às agências é que o consultor terá um atendimento mais próximo e personalizado, além de ensinar o que sabe, coisa que as agências de publicidade não fazem, então é uma forma de também subir o nível de conhecimento de todo o seu time de marketing, sem os forçar a fazer cursos.

Pelas experiências que tenho tido, posso afirmar também que, uma pessoa de fora agrega muito pois não tem um olhar “contaminado” sobre as situações, então essa motivação e novas perspectivas oxigena o time de marketing da sua empresa.

Ps1: Se você ainda está em dúvida no que deve fazer para ter resultados com marketing digita, entre em contato comigo que te ajudo 

Ps2: Se você decidiu por contratar agência ou consultor de marketing digital, me peça um orçamento sem compromisso. 
 
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Gleicy Laranjeira

Gleicy Laranjeira

Consultora Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

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Sou consultora de marketing digital em Londrina, e ajudo empresas a venderem mais oferecendo serviços de consultoria, operação e treinamento em marketing digital, com foco no Inbound Marketing.

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